Notação Musical: Partitura, Cifra ou Tablatura?

Quer saber a diferença entre essas notações e qual é a mais indicada pra você?

Partitura, Cifra e Tablatura são meios de leitura e notação musical.

 

A Cifra,

ou cifragem, é a notação musical mais simples, acessível e mais indicada para o aprendizado de música popular do tipo: Rock, Pop, MPB, Reggae, etc.

A Tablatura

é uma notação musical predominantemente utilizada para instrumentos com trastes: violão, baixo, cavaco, guitarra, ukulele, etc. É simples de aprender e bem popularizada. Na prática utilizamos a tablatura principalmente para apresentar solos e melodias, diferente da cifra que utilizamos para apresentar harmonia(acordes).

Já a partitura

é um sistema de notação musical mais completo e complexo. Funciona para qualquer tipo de música e qualquer instrumento. Apesar disso, não é absolutamente necessária para o aprendizado. É claro que em certo ponto a leitura básica de partitura facilita muito o desenvolvimento no instrumento e o aprendizado do repertório.

Aqui na Musicoteca, com exceção dos cursos de música clássica(violão clássico, piano clássico, violino, etc), utilizamos a cifra e tablatura pela facilidade no início do aprendizado. Mesmo para os cursos de violão ou piano clássico por exemplo, as leituras são todas proporcionais ao que o aluno consegue tocar.

Então, se você tinha medo de começar música por causa da partitura ou cifra, já tá na hora de deixar isso de lado e começar a tocar, né?

 

Clique aqui e agende uma aula experimental na Musicoteca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top